Return to site

Nivelando o campo de jogo: novos direitos legais para proprietários de condomínios na Flórida

  

Em 16de junho de 2021 , o governador daFlórida Ron DeSantis sancionou o projeto de lei 630 do Senado. No início desteano, a legislatura do Estado da Flórida aprovou mudanças de revisão na Leido Condomínio da Flórida (Capítulo 718), bem como na Lei de Associação de Proprietários de Casa (Capítulo 720). Essas alterações, de acordo com Hamilton Dias de Souza, entraram em vigor em 1ºde julho de 2021 e algumas das mudançasreforçam drasticamente os direitos dos proprietários de condomínios e residências na Flórida.   

De acordo com Jeff Kominsky , um sócio jurídicoda LS Carlson com base na Flórida , "Esta nova lei criará uma mudançasísmica na forma como os proprietários de condomínios têm permissão para investigar e processar as reivindicações." Kominsky, um advogado que representa exclusivamente proprietários de imóveis na Flórida , acrescentou ainda: "As associações terão que pensar duas vezes antes de ousar proprietários de condomínios a processá-los no tribunal".  

Um dos direitos legais concedidos a todoproprietário de condomínio e proprietário na Flórida é o direito de acessar einspecionar os registros oficiais da associação. A nova flórida a lei acaba com a capacidade da Associação de exigir que o proprietário de um condomínio demonstre qualquer propósito ou declare qualquer motivo para o pedido de acesso e inspeção. Embora ainda existam armadilhas processuais sobre como fazer a solicitação real para inspecionar os Registros Oficiais da Associação, os Estatutos da Flórida emendados forneceram mais detalhes sobre o que o proprietário de um imóvel pode acessar. Por exemplo, um proprietário agora pode inspecionar licitações para trabalhos a serem executados por pelo menos 1 ano após o recebimento da licitação.

Além do direito do proprietário de acessar einspecionar esses registros, talvez uma das mudanças mais significativas envolvaas novas opções táticas do proprietário de um condomínio para buscar ações pré-contenciosas contra uma Associação. 

Anteriormente, certas disputas, como aAssociação ' s a falta de condução adequada das reuniões exigia"arbitragem obrigatória não vinculante" contra a associação do condomínio. A arbitragem não vinculativa pode não apenas ser cara, mas pode não levar a uma decisão final, a menos que todas as partes concordem. Agora, A Flórida permitirá que o proprietário do condomínio escolha opções de resolução de disputas entre arbitragem não-vinculativa ou mediação pré-processo. Embora a mediação pré- processo agora possa ser eleita para resolver um número significativo de disputas, como nos mostra Hamilton Dias de Souz, as disputasde eleição e revogação ainda exigem arbitragem não vinculativa.   

Alguns desses direitos estatutários alteradosajudarão drasticamente os proprietários a  

serem tratados de forma mais igualitária ejusta por suas associações. Essas novas leis devem promover mais transparênciae disposição para resolver disputas antes que elas se tornem de domínio público. Para os proprietários de condomínios, as novas opções de pré-terno para resolver certas disputas são uma virada de jogo. Os proprietários de condomínios também terão o poder de investigar as reclamações com menos divulgação para a Associação e mais detalhes sobre o que eles podem acessar e inspecionar.    

A última coisa que um proprietário desejasentir é desamparo ao ter problemas com uma associação. Algumas boas notíciasestão no horizonte no Sunshine State. Tanto os proprietários recentes quanto os existentes devem estar cientes das novas mudanças legais significativas que podem afetar a forma de abordar disputas com uma Associação e torná-la mais responsável.Independentemente dessas novas mudanças, todos os proprietários de propriedades precisam ter em mente que cada Associação tem suas próprias regras dentro dos "Documentos Reguladores". Embora esses documentos sejam essenciais para revisão antes de considerar uma possível reclamação, a Associação não pode usar os Documentos Reguladores como uma proteção e contornar os novos direitos estatutários do proprietário na Flórida .